quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Decep- Ação


Quem nunca sofreu uma decepção? Aliás, quem nunca sofreu mais de uma decepção? Ou melhor, quem acha que nunca mais vai sofrer alguma decepção? Amorosa, profissional, emocional, situacional ou qualquer outra que seja?

A decepção nada mais é que uma expectativa frustrada, ou idéia, conceito equivocado de algo ou alguém. Ela pode ser também, apenas o entendimento de uma verdade. E que para existir é preciso envolvimento emocional, pois se não fosse o caso, não sofreríamos tanto; e o sofrimento está intimamente ligado ao grau de envolvimento emocional que temos.

No primeiro momento de uma decepção, só as coisas ruins vem a tona. Mas, descobrir uma verdade nem sempre é para o mal, muitas vezes ao contrário. Crescemos pelo caminho da dor, e se a vida precisa nos tirar a venda dos olhos de nossas próprias falsas verdades – que encaremos os fatos e tomemos ação.

É engraçado como a decepção tem cara, não é mesmo? Já viram as que as celebridades fazem quando não ganham o Oscar? Ou a cara de uma Miss que tira em 2º lugar, ou o 2º lugar de qualquer competição? E o rostinho da criança que não ganhou o brinquedo que queria de Natal? A gente sabe bem a cara que uma dor tem. Porém, mais que cara, a decepção nos faz perder o chão, muitas vezes nos tira de órbita, mas nos ajuda e muito a acharmos o eixo.

Ao longo da vida vamos acumulando diversas decepções e junto com elas, vamos nos fechando, ficamos descrentes, desconfiados e reativos; e com isso arriscamos menos, nos entregamos menos e conseqüentemente “vivemos” menos. Um ciclo vicioso que cabe a nós parar.

Mas, como evitar uma decepção?

Não sei se existe fórmula, até porque a crença está muito ligada a fé, e só nos decepcionamos com algo que temos alto envolvimento emocional; então, acredito que o antídoto contra a decepção é a maturidade emocional e a nossa capacidade de auto reconstrução.

Os grandes empreendedores e pessoas de sucesso, tiveram que superar o medo do fracasso, aprender a não desistir de seus objetivos, sonhos e crenças, levantar quando necessário, mas principalmente a recomeçar.

As decepções, assim como os fracassos, devem servir de catalisadores em nossas vidas, como peças de um quebra-cabeça do sucesso e de uma vida emocionalmente saudável e feliz. A instabilidade e as inquietações promovem as mudanças, a evolução, seja ela profissional ou pessoal. Além disso, uma terceira pessoa, pode até nos tirar o chão, nos passar uma rasteira, nos fazer chorar, mas jamais pode nos tirar a capacidade de sorrir e enxergar que amanhã sempre será outro dia.

Nenhum comentário: