quarta-feira, 11 de agosto de 2010

TRAI-DI-ÇÃO


Hoje vamos falar de um assunto que não sai de moda, ou como dizia a minha avó, não cai de moda – a traição.

Motivo para enlouquecer, surtar e até matar; a traição, já deveria ter saído de moda há muito tempo. Não temos mais ditadura, censuras, passamos pela revolução sexual, emancipação feminina, desenvolvimentos tecnológicos, pílula anticoncepcional; liberação do aborto e até casamentos gays.

O mundo moderno de hoje, teoricamente evoluído, não nos obriga mais aos padrões antigos; onde as pessoas casavam cedo, virgens, de forma única e que tudo era pecado. Naquela época, não encontrávamos casa de swing, relação aberta, morar junto, sexo a três, ou outras variações pós-moderna, liberadas pela sociedade, quando de comum acordo. Antigamente a traição era a saída para o proibido, para o que a sociedade nos impunha.

Mas, se hoje não temos mais isso e vivemos na era da “liberação”, porque ainda existe a traição e porque ela ainda está em moda? Será que a traição virou o “pretinho básico” de uma cultura comportamental?

Não sei... se pensarmos pela coerência, hoje em dia as pessoas que estão em um relacionamento sério, teoricamente estão juntas por quererem a monogamia - estar um só com o outro. Se fosse, “eu, tu, eles, nos, vos, eles”; sem problemas a sociedade hoje nos permite ter inúmeras “relações” sem compromissos, laços e responsabilidades. Podemos ser os solteiros mais comprometidos em não ter qualquer compromisso, olha que beleza! Mas não, pegamos esse direito de liberdade, nos apaixonamos, declaramos amor eterno e na primeira oportunidade, ou segunda, traímos.

Não vamos generalizar, me refiro aqueles “traidores” que tem sempre uma desculpa na ponta da língua. Os homens, dizem que é o instinto e as mulheres dizem que não recebem mais a atenção como antigamente. Será? Ou seria o fato de que nossos parceiros viraram “objetos” comuns como uma mobília da casa, e o fascínio do mundo que urge lá fora nos faz sentir vivos, pulsantes e interessantes?

Existe um universo de perguntas e respostas que justificam ou não uma traição, adultério, ou mais educadamente falando – situação que liga três pessoas sem uma saber; que pode ir do início do relacionamento até o seu término; pelo período de um dia ou de uma vida inteira.

Sempre encontraremos razões, motivos e desculpas em quanto houver a vontade em trair, ou a falta de compromisso com o outro. Porém, nos viciamos a querer tudo, e o justificado proibido do passado, virou o permitido-livre descompromissado do presente.

Pelo sim ou pelo não, só quem já foi “Corno” sabe o peso que um chifre tem.

Nenhum comentário: