domingo, 13 de outubro de 2019

Liderança e afeto

-->

Outro dia perguntei para uma pessoa que foi muito importante para mim, o que ela queria da vida. Surpreendentemente ou não, ela me respondeu que sabia o que não queria.

Como tudo na vida é um processo, saber o que você não quer já é alguma coisa ou o ponto de partida. Porém, saber o quê você quer e porque você quer é o que faz toda a diferença. Afinal, no fim do dia, é o que nos move, e o que é capaz de agregar pessoas que acreditam no que você acredita.

Se você não sabe o porquê das coisas que você faz, como as pessoas serão leais a você? Posso dizer que isso se aplica a grandes líderes que inspiram os outros pela causa, ou nas relações pessoais que se tornam sólidas também pela causa.

Um casal deve cuidar da relação e não um do outro, a tarefa de cuidar é papel de Pai e Mãe. Se você espera isso de um companheiro, é transferência e o outro acaba recebendo uma missão que não o pertence. Um casal que cuida da relação, naturalmente cuidará do outro. Este propósito gera algo maior, de valor, como sonhar junto e realizar. Não basta querer ser um casal, é preciso saber ser um casal.

Não saber o que quer é igual estar no limbo das circunstâncias que a vida criou para você. O líder é sempre protagonista de suas crenças e causas. E nessa explicação de propósito do porquê das coisas que você faz, ou é - mostra que a as pessoas são leais às suas crenças e não a você. Nesse processo, você vira um agente de transporte para algo maior.

Martin Luther King não atraiu milhões de pessoas nas ruas e por décadas como indivíduo ou só por ser negro. Martin Luther King levou há milhares de pessoas o porquê do direito civil dos negros no mundo; uma campanha de não a violência e de amor ao próximo que uniu as pessoas, independente de sua cor.  A causa fez com que milhões de pessoas se identificassem com algo maior que ele; Martin era apenas a voz de muitas vozes.

Tudo está ligado à admiração e inspiração em qualquer esfera. Seja ela profissional ou afetiva. Mesmo em tempos difíceis, quando admiramos alguém, entendemos que tempos difíceis, são apenas tempos difíceis. Nossa crença no outro é maior que qualquer percalço, porque percalços são apenas aprendizados para maior ficarmos.

Uma vida sem propósito pessoal é uma vida linear e nenhum problema nisso, mas uma vida com propósito nos torna maiores e com mais seguidores. Em tempos de redes sociais, é bom entender que seguidores fiéis são aqueles que te seguem não pelo que você é, mas sim pelo porquê você é. Os seus porquês é que te trazem liderança e afeto.

Nenhum comentário: