quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mente Milionária


Você tem uma mente milionária?
Você vive para o dinheiro ou o dinheiro te ajuda a viver?
Você trabalha pelo salário, ou o seu salário é fruto de seu trabalho?
Você prefere ganhar ou fazer um milhão?

Recentemente li o livro “Segredos da mente milionária”. Antes de começar a ler, sem qualquer pretensão pensei: “O máximo que pode me acontecer é ficar rica”. Ora, ora, ainda estou longe, bem longe das cifras e zeros tão sonhadas na conta bancária; mas, minha mente não está tão “pobrinha” assim não, pelo contrário.
Se o dinheiro sempre vai para algum lugar, então que seja para o nosso bolso, não é mesmo? Precisamos nos projetar, nos construir de forma que o dinheiro seja resultado de nós mesmos. A moeda da bondade e felicidade.
Ter uma mente milionária é ter uma mente vitoriosa, com visão de responsabilidade, comprometimento, envolvimento. Quem pensa grande, escolhe grande; quem escolhe grande, colhe grande. Mas, quem se prepara para dias difíceis, dias difíceis terá.
Quem tem mente pobre - fraco é. Se conta histórias e transfere para os outros e situações as responsabilidades. Acha que na vida, se tem isso ou aquilo; quando o de mente milionária sabe que se pode ter isso e aquilo. O rico prefere fazer 1 milhão, pois quem faz 1 milhão, faz 2, 3 ou mais. Já o pobre quer ganhar 1 milhão para passar a vida inteira tentando não perdê-lo e fica sempre tentado tirar proveito de alguém ou das situações.
Um dado interessante que li, foi que as pessoas normalmente se relacionam com outras que ganham 20% a mais ou a menos que elas. Olhei a meu redor e concordei com essa afirmativa. Só não sei se fiquei feliz ou triste, pois estou longe de ser milionária, logo as pessoas que estão ao meu redor também – desanimou?
Porém, esse dado é bastante interessante e até motivacional para nosso processo evolutivo, não só financeiro, mas como intelectual e outros também. Dinheiro atrai dinheiro, inteligência atrai inteligência, beleza atrai beleza, bondade atrai bondade e assim sucessivamente e inversamente proporcional. Logo, basta escolhermos o caminho “balão” e não “âncora” – que a seleção natural “dos pessoal” ao nosso redor acontecerá.
A mente pobre confunde ambição com ganância, e na maioria das vezes não se acha merecedora das coisas boas. Não sabe se valorizar, precificar seu trabalho, conhecimento, disponibilidade e tempo; como também não sabe receber. Se achamos que não temos valor, como podem nos valorizar?
Meu chefe me disse uma vez, que nunca ganhamos o que merecemos, mas sim o que negociamos. Então, que sejamos negociadores, e bons negociadores de nós mesmos! E de preferência que não trabalhemos para terceiros, mas sim para nós mesmos.
Para ser independente financeiramente, primeiro é preciso entender nossa relação com o dinheiro. Perceber que ele é uma coisa boa, mesmo que muitas vezes pareça que não. Não ter medo dele, da falta dele, ou do excesso dele. Depois, fazer um planejamento, criando porcentagens para as despesas fixas, variáveis, investimentos e lazer. Recomenda-se que gastemos 20% de nosso salário com lazer, com nós mesmos. Enfim, criar uma vida saudável para nosso dinheiro, fazendo com que ele trabalhe por nós e não o contrário. Bom, se você chegou até o final desse texto, mostra que além da mente milionária, tens uma mente inteligente. Por isso, crie o seu “porquinho mental” e junte as moedinhas de sua independência financeira, pois espero me relacionar com você por muitos e muitos anos.

Nenhum comentário: