terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os Mistérios da “Nanosidade”


Estamos às vésperas do Natal. Para onde olhamos encontramos uma decoração mais linda que a outra e muitos, muitos Papais Noel por aí. Mas, vocês já repararam que todo bom velhinho tem ajudantes? Aí me pergunto: de onde surgem tantos anõezinhos nessa época do ano?

Ver esses pequeninos, me fez pensar sobre o nanismo. Estima-se que para cada 10 mil habitantes no Brasil, 1 é anão. Logo, temos em torno de 1,9 milhões de pequeninos circulado por aí. Confesso que achei que existiam mais anõezinhos populando o Brasil – apenas não víamos.

De fato, convivemos pouco com os nanicos. O que nos faz até pensar se eles fazem mesmo parte da nossa sociedade. Afinal, por onde andam esses pequenos além do circo, eventos natalinos, filmes pornôs e na GOL? Vocês já viram os anõezinhos da GOL? Eles ocupam as vagas para deficientes físicos (direito adquirido recentemente) e apóiam a Cia no acompanhamento das crianças que viajam desacompanhadas. Pena que eles acabam assustando mais as criancinhas do que qualquer outra coisa. E para a minha surpresa, eles não assustam só as criancinhas não, eles assustam muitos grandinhos e provocam até a “nanofobia”, a fobia de anões. Cheguei a escutar: “Tem gente que tem medo de barata, cobra, palhaço, bicho papão... eu tenho medo de anão”.

Apenas para ratificar, gnomos e anões são coisas diferentes, assim como os duendes. Ninguém foi ao enterro dos 7 anões e o Nelson Ned é o anão mais conhecido no planeta. Itabaianinha é a cidade com maior quantidade de anões no mundo e podemos dizer que esses pequenos tem áreas no corpo nada pequeninas.

Bizarrices a parte, algumas indústrias adoram usar e abusar desses pequenos. Mas que eu saiba, a capacidade intelectual desse grupo é a mesma que a nossa; e por que não temos CIOs anões, médicos ou dentistas, astronautas, ou como profissional do ano? Na área artística também, além do Nelson Ned - o anão onipresente e que quando morrer terá seu enterro televisionado, pois será o único já visto; não temos grandes escritores, poetas, músicos, ou bandas famosas. Alguém já viu banda de anão? Rock in Rio está aí gente! Por que esses pequenos tem apenas um pequeno papel e respeito em nossa sociedade? Até na internet encontramos pouca coisa sobre o assunto.

Tantas perguntas e muitos mistérios. Porém a constatação que faço é que querendo ou anão, ops! Ou não, tamanho é documento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Divertidíssimo e no mínimo intrigante....mas aonde mesmo que eles se escondem???? rsrsrs...