terça-feira, 2 de julho de 2013

Pipocando a desordem

Será que o inovador é aquele desordenado ordenado? Se não fossemos ordenados... se fossemos pura desordem... Será que seríamos loucos? Seria a loucura a desordem mental e emocional em sua essência, jogada sem qualquer ordem ou razão? O artigo de José Castello do O Globo de sábado, de 25 de Maio de 2013, foi sobre a defesa da desordem.

A minha desordem.... como tudo começou? Não sei.... cavucando aqui nas minhas lembranças, emoções e sensações, acho que minha desordem deu o ar de sua graça desde quando minha personalidade começou a se formar. Posso dizer então, que começou cedo, precoce, apressado, já achando tarde o seu começar.
Como as crianças dos porquês, por que isso, ou aquilo. Acredito depois de grande, que o entendimento dos porquês, pode ser só o entendimento do que acham que é certo, ou errado para um mundo loucamente normal - quanta ordem!

Pensando sobre o tema, chego à conclusão, ou a elucubração, de que a desordem somada a ordem gera inovação. Inovação que pode ser arte, poesia, ou qualquer coisa que traga singularidade - perfeitamente imperfeita. Afinal, a utopia da perfeição é o resultado de divergências imperfeitas.

Mesmo sem entender os porquês muitas vezes - principalmente na gramática, sempre fui daquelas dos pensamentos falados, como as crianças, que expõe sua espontaneidade de lógica própria. Pena que com o tempo e a ordem, essa mesma criança cresce, e naturalmente acaba perdendo a poesia da desordem.  
Tem certas coisas que não tem explicação, e nem sei se deveriam ter, é apenas uma desordem aceitada, ou uma ordem adequada.

Por isso, eu orgulhosamente me apresento, hoje, como uma grande pipoqueira: cheia de ideias que pulam sem muita ordem e direção, mas, sempre com força, cheiro, forma, beleza e sabor... Muitas vezes dando sustos, e com aquele cheiro que invade qualquer ambiente – podendo causar enorme vontade, água na boca, ou desconforto...

Bom? Ruim? Você decide como quer me ver, ou se ver. Tente organizar sua desordem, ou desorganizar sua ordem, para ver no que dá.

No fundo, todos somos milhos, só que nem todos se estouram..... que pena!

Nenhum comentário: