segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Alcançável Felicidade?

Costuma-se responder quando perguntam, “o que se espera da vida?”, que é ser feliz. Apesar de sabermos que a felicidade esta dentro de nós e que poderia ser um estado constante, chego cada vez mais a conclusão, que para muitos, a felicidade está em tudo aquilo que não se tem. Ela está no cabelo, no corpo, no trabalho, na família, no amor, nas coisas que a gente não tem, e na vida que a gente não sabe se um dia vai ter. Uma eterna busca alcançável, ou não.

Tenho uma amiga que mora na Europa, viaja quase todo final de semana para um país diferente, tem o emprego na empresa mais desejada do mundo e conhece gente de tudo que é lugar. Para mim e para muitos ela tem a vida dos sonhos! Vira e mexe me pego babando ao ver suas fotos na internet e essa experiência que poucas pessoas têm a oportunidade de ter. Ao mesmo tempo, na vida dos sonhos dela, tem muito da minha vida, que para mim – de sonho, só existe da hora que vou dormir, até a hora que acordo – e onde o lugar europeu mais próximo que consigo ir é Friburgo.

Não que ela ou eu, sejamos infelizes. Claro que não! Mas, também não que ela, eu ou você sejamos completamente felizes.

A busca pela felicidade parece ser atemporal e mundial. As pessoas por uma questão natural vivem nessa constante busca. Pode-se estar feliz e ainda sim, buscar a felicidade.

Vivemos nessa constante busca por uma insatisfação, por uma questão de hábito, ou para cultivar e manter uma felicidade já existente?

Acho que para os três motivos.

A gente só pode ficar insatisfeito com o que se tem, por isso a felicidade aparentemente está no que não se tem; e só tendo o que não se tem é que podemos voltar ao ponto inicial da insatisfação. Por isso, o estado de insatisfação é naturalmente constante e normal. Ao comprar uma blusa nova, nos sentimos felizes e lindos na primeira vez que a usamos. Mas, depois de usá-la algumas vezes, deixamos de nos sentir felizes com a ex-blusa nova, e a felicidade passa a estar naquela outra blusa que ainda não temos - e assim sucessivamente.

Temos o hábito de estar sempre na busca de alguma coisa. Mas, através desse hábito temos a possibilidade de atingir grandes conquistas, momentos inesquecíveis e a evolução. O “estar buscando” é o gerúndio que muitas vezes nos norteia, ou nos faz ficar cegos e insatisfeitos em relação ao já encontrado.

Como dizem: se estamos com um pé no passado e outro no futuro, “mijamos” no presente.

Frases piegas a parte, a felicidade é o orgulho do que fomos ontem, somado com o que somos hoje, mais todas as possibilidades futuras. É a capacidade de nos realizarmos diariamente, constantemente e progressivamente. O ser humano tem a necessidade de realização e da conquista para ser feliz - isso é um fato.

Não tenho a fórmula da felicidade nem o remédio contra a insatisfação, mas só sei que não quero morrer da infelicidade de ser felizmente insatisfeita.

Alguém sabe onde posso comprar uma bússola?

Um comentário:

Fernando Bastos "merreca" disse...

Esse seu texto ta bom d+ e nao tem como deixar de concordar com vc!!!

Bjos