domingo, 27 de abril de 2008

Coisas Simples que Transformam....


Por que deixamos que nossa rotina e correria do dia-a-dia nos “engula” e nos transforme muitas vezes em máquinas prisioneiras de nossas próprias vidas e escolhas, deixando as coisas simples de lado? Deixamos muitas vezes de lembrar a delícia de dar e receber um abraço, de dizer o quanto gostamos das pessoas que fazem e são importantes em nossas vidas, de agradecer ao mundo e a Deus as bênçãos que recebemos.

A felicidade é simples, é gostosa, é colorida e está tão perto e dentro de nós. Nossa rotina muitas vezes é preta e branca, mas os elementos ao nosso redor têm o poder e as cores do arco-íris e deixamos muitas vezes de valorizar isso por conta de nossa visão cinza em relação à vida. Não preciso dizer quem é que perde todos os dias, né?

Esse texto nada mais é do que um lembrete para nós mesmos com dez dicas simples para o dia-a-dia capaz de subvalorizar as coisas pesadas da vida e valorizar as coisas boas dela - que são muitas, simples, emocionantes e não custa dinheiro:

Abrace: Há quanto tempo você não dá um verdadeiro abraço? Esquecemos muitas vezes o valor e energia trocada em um abraço. Dizem que o abraço é uma energia cósmica entre duas pessoas. Então, para melhorar a sua energia, abrace!

Diga que gosta: Só podemos saber a nossa real importância para outro quando nos dizem. Por isso, não perca mais tempo e manifeste o seu gostar pelo outro, pessoalmente, por telefone, por email, por SMS, por Orkut (deixe isso como última opção, ok?) sem medo de ser rejeitado - não importa o meio, mas sim o ato. Pegue o telefone e ligue para alguém querido só para bater papo, dizer que gosta e que está com saudades.

Diga que ama: Você já falou isso para sua mãe, pai, irmão, irmã, filho, filha, amigos, cachorro, papagaio... hoje? Amar e ser amado é uma dádiva, aproxima, salva e não pode ser esquecido, banalizado ou afastado. Há quanto tempo você não faz ou se priva disso?

Diga não: Saber dizer “não” é uma grande sabedoria e que usamos pouco, e conseguir dizer “não” é quase que transcender. Por isso, diga: “não quero”, “não posso”, “não pode”, “não vou”, “não vai”, “não vem”, “não estou disponível”, “não, não e não”... sem culpa, o “não” muitas vezes é necessário para você, para o outro e liberta.

Energize-se: Pare para observar um pôr do sol, deixe a água quente do banho cair na sua nuca por 5 minutos, dance, tome um banho de mar, sinta o cheio da chuva na terra, escute uma música brega, saboreie um doce, observe seu filho dormindo. São coisas simples que passam despercebidas na correria, que simplesmente deixamos de ver e fazer, mas que nos energizam, oxigenam e alegram a alma.

Permita-se: a não atender o celular, a dormir mais 5 minutos (afinal 5 minutos no Brasil não é atraso), a simplesmente não fazer nada, a sair da dieta, a não ouvir os problemas dos outros, a não responder email, a “giboiar” em frente à televisão, a não ir a uma festa.... Se nos privamos tanto de tantas coisas, precisamos equilibrar tantas privações com a algumas permissões de fazer o que de fato queremos, nem que seja de vez em quando.

Agradeça: a Deus, aos amigos de trabalho, a família, a um garçom que te fez um bom atendimento, a um gesto bonito, a um dia de sol, a uma espera no metrô só para te acompanhar. Muitas vezes achamos que não, mas a vida nos presenteia a cada minuto e um simples “obrigado” pode mudar um dia, uma vida, ou simplesmente te gerar um sorriso ou te fazer sorrir! J

Comemore: Suas pequenas e grandes conquistas. Nos colocamos, ou nos colocam, tantas metas desde a hora que acordamos que comemorar a conquista delas é a recompensa de tamanho esforço que é só nosso.

Descarte: Pessoas dispensáveis, papel, mágoas, sentimentos ruins, pensamentos negativos, roupas que não usa mais, um amor não correspondido... jogue fora tudo que é desnecessário e negativo, vire uma página, limpe seu corpo, alma, mente, coração e relações. Cultive o que é preciso e quem mereça ser cultivado.

Ame-se: incondicionalmente e respeitosamente. Só podemos nos doar e amar verdadeiramente e genuinamente ao mundo e ao outro, depois de entender e fazer isso com nós mesmos.

Coisas simples para lembrar e fazer que podem diferir uma vida vazia e medíocre de uma vida especialmente emocionante e feliz.

Nenhum comentário: