quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sucesso X Felicidade


O que é ser bem-sucedido? É ter sucesso? E ter sucesso é ser feliz?

Aparentemente sim. Mas, nem sempre o que é sucesso para mim, ou aos olhos dos outros pode ser para você. Ser bem-sucedido, é ter bom êxito, em qualquer que seja a ação; e não necessariamente essa ação é admirada e comum a todos.

Será que o sucesso é relativo aos olhos de quem vê? Depende. Existem coisas que não são questionáveis, como ganhar uma copa do mundo, competições ou prêmios, receber uma homenagem. Já a Dilma ganhar as eleições de 2010, será que isso é um sucesso? Para ela, alguns milhões de habitantes e para o PT- sim, mas para o País, aí já não sei... Enfim, poderíamos citar uma infinidade de exemplos e iniciar uma extensa discussão sobre o tema.

Recentemente fui questionada sobre isso o que me fez perceber que muitas vezes iniciamos uma busca incessante pelo sucesso, principalmente financeiro, e junto com essa busca acabamos nos perdendo em alguns propósitos e princípios, pagando até um preço muito alto por isso. Será que vale a pena?

Mais uma vez, depende. Voltando lá para o início; o sucesso, ou ser bem-sucedido, é ter bom êxito. E só se tem bom êxito em algo, quando através de ações, ou sorte atingimos algum objetivo. Então, para avaliar se o sucesso vale à pena, deve-se avaliar também as variáveis que o envolve. É viável atingi-lo? Como vou alcançá-lo? Estou preparado para alcançá-lo?

Se para cada escolha uma renúncia será feita; será que minhas renúncias, também valem à pena? São éticas? Muitos homens casados focam em ter sucesso em relacionamentos extra-conjugais, sem que sua esposa saiba. O foco, objetivo desses homens, não são as mulheres, mas sim o sucesso das conquistas e em ser visto aos olhos de seus amigos como um garanhão bem-sucedido. Mas, será que esse sucesso é admirável ou ético? Ou será que nesse caso o bem-sucedido não seria ter vontade de voltar pra casa, porque lá ele encontra o que deseja (família, paz, harmonia) e muito mais do que a vaidade, poder e o dinheiro podem comprar?

Uma variável importante que deve ser avaliada também, talvez a principal - é o emocional. Temos equilíbrio emocional para atingir, ou obter certos sucessos? Esse equilíbrio e estabilidade emocional pode ser a chave para grandes sucessos, e admiração conquistada. O Bruno do Flamengo, por exemplo, teve muito sucesso no futebol, porém desacompanhado de um equilíbrio emocional. Nem sempre estamos preparados para receber certos sucessos, ou muitas vezes, certos sucessos simplesmente não são para nós. Não por que não somos merecedores, mas sim porque não fazem parte de nossa missão ou objetivos de vida. Quantas pessoas ricas e bem sucedidas estão doentes, deprimidas e infelizes?

O sucesso desacompanhado de felicidade, não é sucesso. Dinheiro desacompanhado de felicidade, não é sucesso. Amor desacompanhado de felicidade, não é sucesso. Conquista desacompanhada de felicidade também não é sucesso. Logo, o grande sucesso da vida é ter a sabedoria de pesar o custo x benefício da relação, sucesso x felicidade.

Nenhum comentário: