sexta-feira, 10 de julho de 2009

Momento Novela

“Are-baba!”
O que você costuma fazer todos os dias às nove horas da noite?

Você e milhões de brasileiros assistem à novela das nove, independente do tema central ou qualidade da trama, não tem jeito! Até os homens se rendem a ela.

A novela das nove faz parte da cultura brasileira e familiar e indiscutivelmente afeta a sociedade como um todo. Afeta a moda, hábitos, economia, temas de festas, nomes da nova geração. Dita padrões, sexy symbol e relações interpessoais.

Outro dia estava dirigindo e liguei para uma amiga (o Detran adverte: atitudes como esta podem gerar penalidades no trânsito) e logo ela disse: “Te ligo depois da novela!” e puft na minha cara. Na seqüência liguei para a minha “Mamadi”: e ela: “ATCHATCHATCHA! Cadê você”? A novela já começou!”. Querendo ou não, a novela das nove tem um papel fundamental na sociedade.

Antiga novela das oito e hoje das nove - creio que por causa da mudança nos hábitos urbanos, principalmente do trânsito, ou tempo nele. A novela das nove, além de entreter, tratar diversos assuntos sociais e do cotidiano, ela aproxima as pessoas e famílias. É quase um momento sagrado nas casas, que reúne todos envolta da telinha de forma lúdica. Por uma hora, os problemas se vão e os ali presentes ficam conectados e emocionalmente envolvidos.

Não tem jeito, a novela das nove rege a rotina de muitas pessoas, e o que é apresentado na trama pode influenciar positivamente, negativamente ou descriteriosamente a vida de cada um de nós envolvidos por ela.

Exemplo disso é a novela Caminho das Índias, que dissipou a cultura indiana por toda a parte; nas roupas, maquiagens, acessórios, decorações, comidas, hábitos e jargões, até em entrevistas de economistas renomados – falando que não era “auspicioso” fazer certos investimentos. Fora a quantidade de criancinhas que receberam nomes como Rajananda, Maya, ou qualquer outro que pode influenciar na “casta” do recém-nascido. “Baguan Keliê”! Me poupe! Onde estão às “lamparinas do juízo” das pessoas que se deixaram influenciar por uma simples novela?

Simples novela? “Narrin, Narrin”! Além de entreter e divertir nossas noites e textos, que valor tem - o seu pai, mãe, filho ou filha sentar ao seu lado no sofá para assistirem juntos a novela? Ter o divertimento de ver seus filhos fazendo a “dancinha indiana” pela sala? Ou fazer a alegria da vovozinha puxando o assunto “novela” na fila do banco, supermercado e afins? Tem preço momentos como estes e intimidades como estas?

A novela das nove pode ser um excelente assunto para a falta de assunto. Pode ser um momento para a falta de momentos. Pode ser a rotina, um hábito, até o relógio que guia uma rotina com falta de hábitos. Pode ser a dose de amor em uma casa com falta de amor. Pode ser o elo que aproxima - eu, você, a dona de casa, a moça da limpeza, o porteiro, a menina do salão, o irmão mais novo, o colega de trabalho, o chefe e até o turista apaixonado pelas nossas novelas. Ela pode ser o colorido, a janela do mundo e a sua história em um simples apertar de botão, todos os dias, às nove horas.

Nenhum comentário: