terça-feira, 7 de outubro de 2008

FILHA DE POP, POPSTAR É!!!


Entrevista para o Jornal Folha dirigida sobre Leitura FOLHA DIRIGIDA - 30 de setembro a 6 de outubro de 2008 www.folhadirigida.com.br - CADERNO DE EDUCAÇÃO.


Especialista em Leitura Dinâmica, a professora Sonia Corujo fala dos benefícios das técnicas do curso que prometeajudar o desempenho de estudantes e candidatosde concursos - público que, muitas vezes, é vítima da própria falta de concentração quando da realização das provas “É possível aprender a ler reduzindo a quase zero asinterferências externas e internas. Adquirir a habilidadepara ver os grupos de palavras não precisando ler os vocábulos,individualmente. Você vai ler muito mais em muito menostempo. Evitará, assim, o cansaço precoce, a falta deconcentração e a dispersão de uma leitura prolongada - ”FERNANDA FERNANDES

Hora de estudar. Em poucos minutos de leitura bate aquele sono,a fome, sede, vontade de ir ao banheiro ou simplesmente esticaras pernas. Diagnóstico? Falta de concentração. E é aí queas técnicas de Leitura Dinâmica pretendem atuar. Na área deDesenvolvimento Pessoal e Leitura Dinâmica há mais de 15anos, Sonia Corujo criou o LEITDNMCA com Concentração,um conceito inovador nessa área. O objetivo do curso, diferentedo que muitos pensam, vai além do aumento da velocidadeda leitura.Trata-se de um curso prático e interativo, que utiliza técnicasde estudo e concentração comprovadas e reconhecidasinternacionalmente - como a forma sistemática SQ4 Relaborada e testada pela Universidade de Ohio, nos EstadosUnidos, aliadas ao Desenvolvimento Pessoal, que segundoSonia Corujo, deve caminhar junto com as técnicas.E a falta de tempo não pode ser desculpa para os concursandos,público que mais procura o curso. O conteúdo das aulasé dado em três dias (terça, quarta e quinta) ou em umfim de semana. E a professora garante que o resultado podeser visto mesmo em um relativo pequeno espaço de tempo.


O QUE SE ENTENDE POR “LEITURA CONVENCIONAL”?
Sonia Corujo - A leitura convencional é silábica, vagarosa emuito cansativa. Grande parte dos leitores lê dessa forma desdea sua alfabetização. E segue acumulando alguns vícios e, detanto repetí-los, acreditam que estão corretos. Nós fomosensinados, desde a nossa infância, a separar as sílabas, falarem voz alta e ler bem devagar para melhor entender o que foilido. E ao longo do tempo fomos acumulando uma série devícios de leitura que nos fazem ler mal e lentamente, levando-nos, quase sempre, a não concluir o que começamos a ler,instalando-nos a preguiça da leitura, nos trazendo, ainda, ocansaço, os devaneios e o sono. Nós fomos alfabetizados assim,separando sílabas, lendo tudo dessa forma. Começa na infância.Percebemos que o aluno, por muitas vezes, “lê com amão”, quando quer mostrar algo importante no texto, porexemplo. Fomos criados e habituados a uma série de rituais,que hoje já não atendem as nossas necessidades e à correriado dia-a-dia.


O QUE SERIA A LEITURA DINÂMICA E QUAIS OS BENEFÍCIOS TRAZIDOSPOR ELA?
A leitura dinâmica nada mais é do que um processo natural, aevolução da leitura, o exercício do cérebro, a ligação emocional,profissional e prática com a informação, como se fosse arrumargavetas, ou caixinhas, colocando as informações certas nos lugarescertos e de fácil acesso. Para isso, existe uma técnica reconhecidamundialmente e adaptada com conceitos novos, quefaz com que o participante do Curso LEITDNMCA Training mudecompletamente a sua relação com a leitura, mostrando que nãoexistem barreiras entre você e o livro. Você aprende a ler reduzindoa quase zero as interferências externas e internas. E adquirea habilidade para ver os grupos de palavras não precisandoler os vocábulos, individualmente. Você vai ler muito maisem muito menos tempo. Evitará o cansaço precoce, a falta deconcentração e a dispersão de uma leitura prolongada. E sentirámuito mais prazer em praticar a leitura devido ao fechamentoda idéia. O curso propicia um aumento no poder de concentraçãoe de leitura, e a eliminação desses vícios, ansiedades e estresses.Esses são os empecilhos para uma boa leitura, que flua.Mas, aprendendo a controlar isso, conseguindo se concentrar, oaluno aprimora o estudo, garantindo aquisição de segurança,disposição e foco, além de conseguir se orientar, organizar eadministrar seu tempo. Nós, hoje em dia, estamos habituados afazer mil coisas ao mesmo tempo. A globalização impõe, decerta forma, isso a nós. São informações a todo momento. Masnós devemos selecionar tudo isso. E, principalmente, não podemosachar que ler ou estudar está dentro dessas mil tarefasque desempenhamos ao mesmo tempo. A leitura requer umaatenção especial, concentração. Se é para estudar, devemos parare nos focar nisso. Se não, não haverá um bom resultado.


QUAL O PÚBLICO-ALVO E COMO AS TÉCNICAS SÃO APLICADAS ACADA UM?
Já fiz turmas especiais com crianças mais novas, mas o cursoé direcionado a pessoas a partir de 12 anos, que são dividasem grupos de no máximo 13 alunos, para que eu possa conhecercada um dos meus alunos e perceba o que o está impedindode alcançar o sucesso. Mas posso dizer que 99,9%das pessoas que procuram o curso são estudantes de concursospúblicos e vestibulares, apesar de que eu já ministrei ocurso em empresas, bancos e até cartórios. Isso porque a concentraçãoé a principal preocupação dos candidatos que queremprestar concurso público. Então, é importante que o candidatosaiba por que está estudando e esteja envolvido comseu objetivo. No curso, os alunos aprendem as técnicas, sãomotivados a estar bem consigo, e aplicam isso no seu material,seja em uma apostila de concurso, em um livro para prova,textos difíceis da faculdade, etc. Cada pessoa tem sua própriavelocidade de leitura, o bom leitor sabe ajustar a suavelocidade de leitura de acordo com o assunto. E eu acompanho,faço um feedback. Eu pergunto como está indo, oriento,porque eu, assim como eles, quero ver os resultados.


QUAIS SÃO AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA ALCANÇAR OS RESULTADOS?
Possuímos uma metodologia própria, que reúne os conceitos/estudos feitos lá na França no final do século XIX sobre os mecanismosoculares da leitura; com base na metodologia da famosaprofessora americana, Evelyn Wood; somada com a metodologiade resultados dos Cursos vivenciais mundialmenteconhecidos, Life Springs Trainings. Dentro do programa do curso,o aluno aprende técnicas focadas na concentração, motivaçãoe memorização, através de exercícios práticos, adequados aopropósito da leitura. Devemos analisar se é um livro de estudo,de lazer, de pesquisa, para comparar idéias, ou para absorverconteúdos para uma prova, por exemplo. Para cada materialhá uma preparação. E quando você se prepara, o resultadoé melhor. Leitura é envolvimento. Se você está envolvido, estágerando paixão, concentração, velocidade. E esse processo émuito rápido. Mas o objetivo inicial é fazer o aluno sair da“zona de comodidade”, de uma forma prática e vivencial e romperas “barreiras” que o impedem de sincronizar sua velocidadecerebral com a de leitura. Fazê-lo abrir os olhos, sair do seumundinho, perceber as coisas ao seu redor. Então, nós vamostratar da questão da memorização, a curto e longo prazo, dastécnicas internacionais e de como aplicá-las, do poder de captara idéia principal de cada texto e organizá-la na mente. Ocurso também ensina técnicas de estudo... Fazemos exercíciospara leitura de jornais e revistas que, ao contrário do que muitospensam, é diferente... Ensinamos a postura correta para asleituras e os estudos. Quer dizer, a velocidade da leitura só vaiser a conseqüência disso tudo.


QUAL O DIFERENCIAL DO LEITDNMCA?
A LEITDNMCA Training, foge completamente aos estilos convencionais.É o único curso com duas metodologias para resultadose com reciclagem grátis. O diferencial do curso é a preocupaçãocom o desenvolvimento pessoal, que deve caminhar juntocom as técnicas de leitura e estudo. Não adianta só ter técnicase você não está legal com você. É um processo de dentro parafora. A primeira coisa a fazer é excluir os ‘não’. As pessoas sófalam que não conseguem, não sabem, não entendem, não lembram.Ninguém lembra de tudo, é saudável esquecer! Mas sevocê se coloca para baixo, quem vai te colocar para cima? Alcançaros resultados esperados não se trata de um milagre. A capacidadede concentração e o sucesso nos estudos dependem, alémda técnica, da dedicação de cada um. Em um processo de reconstruçãode valores, mudar é difícil, mas basta o aluno querer.


SÓ TRÊS DIAS OU UM FIM DE SEMANA SÃO SUFICIENTES PARA OAPRENDIZADO?
O curso tem a duração de 12 horas, distribuídas em três diasda semana (terça, quarta e quinta), ou em um final de semana.Eu selecionei o mais importante e relevante e deixei ocurso mais enxuto, até pela correria do dia-a-dia. As pessoas estão sem tempo para nada. Não adianta fazer um curso longo,em que as pessoas vão faltar, e acabar perdendo o conteúdo.São três dias em que o aluno mergulha naquele universo,na leitura, no aprendizado. São três dias de dedicação total. As turmas são abertas a cada 15 dias. Além disso, o aluno conta com um período de reciclagem gratuito em que, apósum ano, ele pode verificar a aplicação das técnicas em seus conteúdos cotidianos e perceber sua evolução. O aluno aprendea fórmula de estudar, e aplica isso no material da sua área. Eufaço um acompanhamento do desenvolvimento de cada um. É uma mudança, uma abertura em que se passa a perceber as coisas de forma diferente.


QUE DICAS PODEM SER DADAS PARA QUE SE COMECE A BUSCAR ESSEDINAMISMO NA LEITURA?
Comento em minhas aulas que alguns alunos de academias sóestão preocupados com o Fitness Muscular, esquecendo que quemcomanda tudo é o nosso cérebro. Então, eu os incentivo a praticaro “Fitness Cerebral”, para malhar os neurônios! A pessoa deveaprender a ler os sinais de stress em seu corpo. Mas o Fitness Muscular também resolve parte dos problemas. A liberaçãodas endorfinas relaxam e elevam a concentração, trazendo asensação de prazer. Deve ser feito um trabalho conjunto, umexercício duplo. Mas, além disso, há uma série de medidasque devem ser tomadas, e que dependem fundamentalmentedo empenho do aluno. A pessoa deve procurar dormir otempo necessário, fazer exercícios regularmente, de preferênciaantes dos estudos, e deve evitar tomar café ou usar stimulantespara manter-se acordada. Nesses casos, é melhor que durmapor até 20 minutos, se necessário. Além disso, recomendamosque não se comece a estudar estando com fome, sede, sono oudor, pois não terá uma boa concentração. Nutrição balanceada éfundamental no aprendizado. Outro detalhe importante, ao qualmuitas pessoas não prestam atenção, é que as dificuldades noestudo podem estar relacionadas a problemas de visão ou audição.Então, é interessante que consultem um especialista.
Leitura Dinâmica Para ler mais e melhor, em menos tempo!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei que tal um curso desse em PORTO VELHO - RONDONIA.
LEITURA DINAMICA

Anônimo disse...

LEITURA DINAMICA...PARA AS FACULDADES ENTÃO SERIA MUITO LEGAL.
PRECISAMOS DISSO. VENHA A PORTO VELHO VENDER ESTE CURSO. VENDER AULAS. ESTAREMOS AGUARDANDO.