quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sede de Vingança

Os vingativos dizem que “vingança é um prato que se come frio”. Os mais filosóficos falam “olho por olho, dente por dente”, e os mais divinos acreditam no “aqui se faz, aqui se paga” – afinal, segundo a Bíblia somente Deus tem o direito de praticar a vingança. Será?

Tema de novelas, ou do cotidiano. A vingança existe desde a época de Adão e Eva, e não é que é verdade? Adão descobre que Eva o traia e faz a sua vingança ali mesmo com a cobra em pleno ano 0 da história, num mundinho de 3. Imaginem 2011 anos depois com uma população de quase 7 bilhões de habitantes até onde uma bela vingança pode chegar.

Apresentada também no Antigo Testamento, na Bíblia e muito discutida na filosofia; a vingança além de um “troco básico” em quem te feriu, tem um papel de justiça na história da sociedade, como forma de punição, a fim de acabar com o mal inicial.

Justamente pensando nisso, qual o limite ético de uma bela vingança?

Dependendo da cabeça do vingador o céu, ou melhor, o inferno é o limite. Dado que a vida humana é vulnerável, pode ser invadida, violada e ferida por diversas ações de outros, a vingança para muitos é a cura apropriada, como forma de contra-invasão, afinal, “toda ação gera uma reação” – já diz a física.

E quem é mais vingativo? 

Segundo a Universidade Estadual de Louisiana, EUA: as mulheres; as pessoas com mais de 40 anos; os com baixa escolaridade; os mais pobres; os que têm emprego; e os moradores de áreas com alta criminalidade, são os mais vingativos.

Pesquisinha um tanto previsível, não é mesmo? Que a mulher é mais vingativa que o homem é fato. O homem passa longe da ética ao ferir uma mulher; e mulher ferida, sai de baixo. Vaidade, eloqüência e instabilidade emocional, é nitroglicerina pura. As pessoas com mais de 40 anos além de uma amargura natural e intolerância também, já passou do tempo de deixar a critério divino a justiça na terra. Depois dos 40, a Poliana juvenil dá espaço ao ditado: “Aqui se faz, aqui se paga meu bem”. Já as pessoas com baixa escolaridade, é fácil entender; onde não há conhecimento, comunicação e entendimento mental a reação é um instinto natural de defesa, assim como para os mais pobres e os que vivem em áreas perigosas e de risco, onde cada um luta com as armas que tem. E no trabalho não tem jeito. Qual deles não é um ninho de cobras? E você vai deixar barato se tentarem puxar seu tapete? Acho que não...

Pois é, mundinho cruel esse o nosso, não é mesmo? Tadinhos de nós pobres vítimas da sociedade e de pessoas malvadas que nos enganam, ferem com padrões, palavras, gestões e ações, ou a falta delas. Quem foi que disse que o mundo era legal e as pessoas também?

Pois é, Papai Noel não existe e a gente só sente sede de vingança com o que nos atinge emocionalmente; e qualquer coisa que faça o outro sentir nem que seja uma pontinha do que ele nos fez, já valeu. O vingador tem sede de ficar por cima e nada melhor do que o pagamento ser na mesma moeda. Talvez seja esse o limite ético de uma bela vingança.

Por falar nisso, vem cá meu benzinho... o microondas quebrou, o meu prato esta frio, por isso vou comer bem devagarzinho. Mas, o seu esta aqui, quentinho e pronto só te esperando provar de seu próprio veneno.

Nenhum comentário: