quarta-feira, 1 de junho de 2011

Qual o seu perfume?


Que o nosso corpo fala isso esta comprovado. Existem diversos livros que falam sobre o assunto e que tratam da linguagem corporal e da demonstração dos sentimentos através do corpo.
A comunicação corporal é muito interessante. Pois através de gestos acabamos tendo a leitura das pessoas, como por exemplo: braços cruzados representam proteção, estar fechado, resguarda, ou uma pessoa fria. O ato de tocar o nariz em uma conversa, indica um pensamento negativo ou uma mentira. Ambas as mãos atrás da cabeça é típico das pessoas que se sentem confiantes ou superiores. As pessoas que evitam a troca de olhares, geralmente são inseguras de si mesmas e estão com medo. 
Esses e outros muitos gestos representam uma cartilha corporal. Porém, uma coisa que esquecemos muitas vezes, é que a gente exala o que achamos de nós mesmos e o nosso estilo de vida. Não estou falando de moda só, mas sim de atitude e da forma que a gente se comunica e interage com o mundo.
Um solteiro age de forma diferente que um casado, que age diferente de alguém com filhos, que age diferente de um gay enrustido. Se não acreditamos que somos capazes, merecedores, ou que somos bonitos, é assim que a gente se mostra para o mundo por mais que tentemos disfarçar. Inevitavelmente exalamos o que somos, a vida que levamos e o que achamos de nós mesmos.
Com o tempo vamos enraizando alguns hábitos e costumes, querendo ou não. Por exemplo. Um casal se conhece em uma baladinha em plena quarta-feira. Rola uma empatia de cara e o papo flui facilmente. O rapaz segura a bolsa da mocinha como um bom cavalheiro, não fica olhando para o lado, ao invés de falar de festas, baladas, amigos e afins, fala sobre trabalho, livros, família, viagens e o melhor, não pergunta se a mocinha tem facebook, mas pega todos os seus telefones. A mocinha encantada com o diferente mocinho, comenta toda feliz com a amiga, e a amiga um pouco mais esperta que a mocinha diz: “Helllllllllllllloooooooooooo!!! Tá na cara que esse cara tem namorada!”. 
Como ela descobriu isso? Simples. As pessoas vivem um perfil e exalam esse perfil por todos os poros sem sentir. Se formos um pouquinho mais espertos sacamos esses sinais. Ler as pessoas não é uma tarefa tão complicada, mas é preciso atenção. Um solteiro de plantão, não lembra que é educado segurar a bolsa de uma mulher, sai logo falando das melhores noites, como foi sua viagem de carnaval, olha para todos os lados interagindo com o meio e amigos, pega o telefone e já te adiciona no facebook - até para saber como são as suas amigas e você sem maquiagem. Tudo isso por um hábito natural de uma vida de solteiro. A nossa interação com o meio é a forma que vivemos a vida, não tem como.
Se o meio nos absorve, como deixar de exalar uma vida que talvez não queremos mais viver? Como um workaholic que quer começar a ter uma vida mais equilibrada? Ou um casal que deixou os amigos e a vida social de lado? Ou um solteiro que quer viver um relacionamento sério? Como deixar de exalar um perfil que muitas vezes não temos nem a noção que adotamos? E que nos faz ficar sem entender porque temos mais dos mesmos resultados, muitas vezes.
O primeiro passo é ter essa consciência e fazer uma autocrítica. Gosto desse meu perfume? O perfume que estou exalando por aí? Se sim... segue o fluxo. Se não, algo precisa ser feito para quebrar esse ciclo, esse perfil. Mas, o que? Bom... se quiser posso te dar algumas dicas de como fazer isso, mas, cobro cenzinho a sessão – de “aconselhamento”é claro.

Nenhum comentário: