domingo, 28 de novembro de 2021

@inspirandomulherempreendedora


Entre os dias 18 e 26 de novembro de 2021, participei do Programa Inspirando Mulheres Empreendedoras – em uma viagem de experiência à Portugal, e nem sei se vou conseguir traduzir em palavras o que foram esses dias intensos com 20 mulheres de países de expressão portuguesa. 

Por mais que eu goste de organizar as letrinhas em palavras fortes e bonitas, essa viagem tem menos legendas e muito mais sentir, aprendizado e inspiração. 

Explicando um pouco sobre esse Programa que tem como idealizadora a Luciana Mitri, com o propósito de inspirar mulheres com histórias e experiências de outras mulheres empreendedoras -   e, assim construir um grande ecossistema vivo de inspiração, transformação, troca, acolhimento, amor e sonhos realizados. O Programa promove simpósios pontuais durante o ano pelo Brasil, e um anual para mulheres de países com expressão portuguesa em uma viagem de experiência. Este ano foi em Portugal, e contou com a curadoria impecável de Monica Seabra Mendes e Saudade Leitão. Uma experiência luxuosíssima, cheia de aprendizados em um roteiro que passeia por empreendimentos de sucesso do país escolhido, para que as participantes vivenciem como os negócios nasceram e se tornaram relevantes no mercado local / global. 

Quando me inscrevi, achei que seria o investimento em uma viagem, networking e divulgação do meu novo romance; Dias de Clarice.  Mas, não foi nada disso, apesar de ser também isso. Foi muito além do que eu esperava, foi um presente para a alma, uma descoberta sobre mim mesma e sobre o outro.  Foi sobre doar e receber, descobrir e ser descoberta, sonhar e realizar, se inspirar e inspirar, amor e sublimação de dor. Foi mágico, único, especial, luxuoso, alegria, amor, acolhimento, amizade, sorrisos, lágrimas, risadas, risadas, aprendizados, anotações, fotos, registros, histórias, histórias e mais histórias. 

No início até pensei: “Só mulher? Isso não vai dar certo”. E não deu mesmo, mas só na hora do ônibus sair pela manhã para conhecermos a história de alguma empreendedora – sempre atrasávamos ajustando o look uma da outra, ou tirando fotos nos glamorosos hotéis. Nos encontros, e foram muitos, todos em linha com o roteiro dos lugares, cidades que visitamos, encontramos uma história de sucesso, dores e superações necessárias para estarem ali nos recebendo.  Se engana quem pensa que o sucesso é sorte, ou que é fácil. Quem pensa assim, deve ficar mais no sofá julgando a história do outro do que realizando algum sonho.

E essa experiência é sobre isso: entender que por trás de cada julgamento nosso, existe uma história inspiradora de luta e realização: só os grandes são grandes. Somos do tamanho que decidimos ser, e que sim precisamos de inspiração para sermos ainda maiores, e se tivermos troca e acolhimento, o caminho se torna mais leve, só mais leve, porque fácil nunca será.

Inspirando Mulheres Empreendedoras, é um espaço onde entendi a importância de fazer de parte de um espaço só para mulheres, mesmo nunca tendo tido necessidade de ter um espaço para que minha voz de mulher independente e livre tivesse seu espaço. Mas, ter um espaço é diferente. Não me senti mais sozinha, principalmente no âmbito do sonhar. Percebi, que esse grupo me potencializou para algo maior que eu desconhecia. Muitas vezes os sonhos empreendedores (sem gênero) - são solitários e essa solidão, nos dá medo, e o medo, nos limita, muitas vezes em sermos cem vezes maiores do que podemos ser. Felizes são aqueles que aprendem com a experiência do outro e se multiplica.

É importante entender que histórias são bem diferentes de stories - aqueles que passam em nossos feeds de 15 segundos. 

Quem acompanhou nossa viagem pelos stories, viu: luxo, mulheres lindas, poderosas e de sucesso. Mas, só quem conhece a história do Inspirando e dessas mulheres, sabe: que o Inspirando quase acabou e que essa viagem não ia acontecer, que os próximos simpósios ainda precisam de patrocínio para que se realizem, que as palestrantes participam sem qualquer patrocínio e vão pela vontade em se doarem e inspirarem outras mulheres. Que essas mulheres dos simpósios e dessa viagem, muitas foram abusadas, tiveram grandes perdas, depressões, crises de pânico por conta de tanta pressão e cobranças dos maridos, família, sociedade, mas principalmente delas mesmas. Só quem entende ou são essas histórias, sabe da força interna necessária para seguir em frente e não desistir.  

O luxo dessa viagem é justamente para que entendamos que somos uma marca luxo, que não merecemos menos do que o melhor, o mais bem feito, executado, belo, único, porque somos únicas, especiais e merecemos ser cuidadas. Não lembro da última vez que minha maior preocupação era em escolher se o vinho seria tinto ou branco. E foi exatamente assim.

Só quem foi nessa viagem entende, só quem faz parte do Inspirando Mulheres Empreendedoras sabe a importância da troca desse ecossistema.

Quero através desse texto inspirar você (sem gênero) a se inspirar, a ser maior, a sonhar. Julgar menos, sentir mais, se doar e a ficar feliz com o sucesso do outro – tem espaço para todos. Encontrei tudo isso genuinamente nessa viagem, nessas mulheres maravilosassss, como sempre diz Rosana Bernardes, outra grande mulher. O verdadeiro luxo está na troca que temos com as pessoas, no que o outro deixa em nós e nós no outro.

Nossa mascote, Magdinha,  de 20 anos, definiu bem essa experiência: Maktub – “estava escrito”, não tem volta.


Nenhum comentário: