quinta-feira, 3 de junho de 2021

Sobre a espera


Perguntei a Alexa: O que é espera?  E ela trouxe onze significados. Foi difícil esperar todas as interessantes explicações. Nem sei por que perguntei isso, talvez porque sempre esperamos algo da vida, do outro, de nós. Só não sabemos esperar essa espera acontecer. Nem sempre o que esperamos depende de nós, ou só de nós. Então, a espera vira um eco que ecoa sem data e hora. Como algo cósmico, dos astros, da escolha de Deus.
Dizem que quem espera sempre alcança... será?

Já esperei tantas coisas que não aconteceram; um muito obrigado, me desculpe, precisa de algo? Ou alguém que nunca chegou. A espera é solitária, e muitas vezes só nossa. Não podemos transferir para o outro o que esperamos. O ato da espera vem de ter esperança, e por isso esperamos no campo da imaginação nossas esperas; que mais nada são desejos que queremos que se realizem: um reconhecimento de alguém importante, a chegada de um filho, um amor, uma promoção, um pedido de casamento, um eu te amo nunca dito, ou aquele inesquecível pôr do sol.

A espera pode ser curta, longa, ou nunca chegada. E nesse banquinho que ficamos, nossa mente hospeda sonhos, ansiedades, medos, saudades, desejos, frustrações, palavras a serem ditas e muitas coisas a serem vividas, realizadas – e por isso esperamos, quase como um ato de fé.

Poderia fazer uma lista, muito maior que onze itens de minhas esperas, ou de minhas esperanças íntimas; são tantas, enormes e tão legítimas, que me fazem acreditar que essa espera um dia irá acabar, e a chegada chegará, para mim, para você e ele também. 

Quem espera sempre alcança, porque na maioria das vezes, quem espera com esperança, levanta e vai construir o recebimento dessa espera, ou simplesmente entende que não faz sentido mais esperar e segue. 

Nenhum comentário: