quinta-feira, 12 de junho de 2008

Commercial Love



Falar de amor sempre vale a pena e o dia dos namorados está aí. Terceira data mais importante para o comércio, só perde para o Natal e Dia das Mães. Coitadinhos de nossos Pais, que são “menos importantes” que nossos namorados. Ou será que eles não ligam tanto para presentes?

Fiquei pensando na importância não comercial desta data e percebi que ela basicamente serve para deixar os solteiros: “mal de cabeça”, por não terem quem esquentar seus pezinhos, nas noites nada frias de inverno. Afinal, quem namora já comemora aniversário de namoro de mês, ano, ou os dois, e quem é casado, também já comemora aniversário de casamento – datas marcantes da história do casal. Será que realmente é necessário comemorar o dia dos namorados de forma “grupal” em restaurantes, com presentes comprados basicamente por “obrigação”, terminando quem sabe numa patética fila no motel?

Vamos entender melhor...

Esta data, que comemora o amor e afeição, mas distorcida pelo comércio Brasileiro, foi firmada em 12 de Junho, por ser véspera de Dia de Santo Antônio. O Santo português casamenteiro ficou popular na época, por promover a união familiar, em queda já na Idade Média. A data foi escolhida pelo publicitário João Dória, para atender a encomenda de uma loja de presentes (Lojas Clipper), e não gerar problemas com a igreja católica, com uma campanha romântica para melhorar as vendas no mês de Junho, mês mais fraco do comércio - com o slogan "Não é só de beijos que se prova o amor". As vendas das lojas foram um sucesso, e em 1949 a Confederação do Comércio de São Paulo instituiu a data na cidade, que foi expandida para todo território nacional.

Publicidade é tudo, não é mesmo? Mal sabia Dória, que em menos de 60 anos iria fomentar tantos milhões no comércio brasileiro, e muito menos Santo Antonio que proporcionaria até hoje aos nossos milhões de amigos e amigas “mal de cabeça”, a esperança e a fé do “desencalhamento”, ops! Casamento.

Já a tradição nos países do Norte vem de longa data, desde o final da Idade Média, quando a noção de amor romântico passou a ser associada ao dia de "St. Valentine", em 14 de Fevereiro. Ao certo ninguém sabe qual "St. Valentine" é o homenageado, pois existiram dois, e ambos foram condenados à morte por celebrarem o amor. Mas, enfim... a data está aí há tantos anos e celebra o amor, não só entre os casais apaixonados, mas entre as pessoas que são importantes. Logo, os solteiros de lá não ficam “mal de cabeça” como os daqui.

Histórias, brincadeiras e consumismo selvagem a parte, o dia dos namorados é amanhã e como já disse, nunca é demais falar de amor e muito menos celebrar o amor! Por isso, pegue o seu amor, ame, reafirme, proclame, só não reclame e aproveite muito este dia não só amanhã, hoje e sempre, pois não existe nada melhor que amar e ser amado.

Para os sozinhos a dica número 1 é não ficar “mal de cabeça”, de nada isso vale, até porque acredito que hoje em dia a maioria está assim não por desencontro, mas sim por opção. Ligue para os seus amigos, descole uma festinha, afinal este ano cai numa quinta-feira e divirta-se bastante, ou fique se curtindo em casa mesmo. Mas, nesta sexta-feira 13, não deixe de fazer a sua fezinha, não na Mega Sena, mas lá com o “nosso” amigo Santo Antônio. A fila é grande, mas um pouco de água Benta e fé não faz mal a ninguém. A gente se vê lá! (ops!)

8 comentários:

Anônimo disse...

Alla hu akhbar!!!

Anônimo disse...

So that those who will accidentally visit your site will not waste there time with this stupid topics.

Anônimo disse...

that's really cute..wish i had one too.

Anônimo disse...

Thanks to the owner of this blog. Ive enjoyed reading this topic.

Anônimo disse...

Its ok if the appearance of your blog is not good. The important thing is the topic or the content of your blog.

Anônimo disse...

I truly appreciate it.

Anônimo disse...

Baw, kasagad-sagad sa iya ubra blog!

Anônimo disse...

Yuts, daw palagpat imo blog.