terça-feira, 1 de maio de 2012


“Quando o seu coração falar, escute. E quando a vida decidir mudar tudo o que planejou, aceite”.
Ana Corujo

Esta é a frase de chamada do meu primeiro romance. Mas, romances a parte, e o em breve nas livrarias, vamos torcer para isso também. Esta frase para mim é de pura força e amplo significado.
Vivemos em constantes questionamentos e planejamentos de curto, médio e longo prazo. E para quê?
Para a famosa busca da também constante evolução.
Evoluir envolve questionamento e planejamento. Porém, muitas vezes ignoramos, ou lutamos contra detalhes importantes para uma evolução plena, digamos assim.
Nosso racional briga com o emocional, e no limbo ficamos sem saber se mudamos ou compramos um velotrol, mais modernamente falando, se mudamos ou compramos uma bicicleta elétrica, afinal já saímos dos 20 e poucos anos e esta super na moda.
E nessa briga racional x emocional, ignoramos o fato de que muitas das respostas dos grandes questionamentos de nossas vidas esta dentro de nós, nos sentimentos. E por mais piegas que possa parecer nosso coraçãozinho sempre nos dá essas respostas – cabe a nós, ouvi-lo.
Porém, como malcriados que somos, costumamos racionalmente fazer a famosa análise de SWOT, pontuando as oportunidades e ameaças externas, bem como nossas forças e fraquezas internas - para assim seguirmos, cheios de teorias, expectativas e controle.
Racionalmente ainda, depois dessa análise toda, é chegada a hora do planejamento estratégico para o futuro. Afinal, quem vive sem metas e objetivos não vive, segue o fluxo, ou o enterro.
Neste planejamento desenhamos estrategicamente o pseudo-caminho do sucesso, da felicidade, da fortuna, do amor e também dos sonhos. - inclusive lotéricos e esotéricos.  
Hipocrisia, loucura? Claro que não! Por mais dúvidas que tenhamos de tudo ou de nada. Ter um norte, verbalizar, sonhar é sempre muito importante. Os planejamentos nos demandam fazer algum movimento, nem que seja o da força do pensamento. 
E quando a vida lê esse planejamento todo, ela como grande gestora toma decisões estratégicas por nós, decisões estas que podemos chamar de acontecimentos, sinais, ou destino.
Não questione a razão das coisas, porque a razão, muitas vezes, ou quase em 99% dos casos só vem com o tempo - com expectativas frustradas ou não.
A vida tem dessas coisas, ela pega o mapa que você montou e muitas vezes muda todo o caminho, nem sempre seguindo as diretrizes básicas de um bom GPS - da forma mais rápida, fácil, ou curta. Mas, seu objetivo é claro: chegarmos aonde devemos estar – afinal, tudo em nossa vida é o reflexo do que somos – e por algum motivo merecemos, ou precisamos estar exatamente aí, nem que seja só de passagem.
Por isso, quando seu coração falar escute e quando a vida decidir mudar tudo o que planejou, aceite. 

Nenhum comentário: