terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O que é felicidade?


É ter ou ser? Está dentro ou fora? É algo que se ganha, ou se conquista? É um estado ou são momentos? Esta no ontem, no hoje ou no amanhã?

O que é felicidade? 

É uma busca ou um achado? Corre-se atrás dela, ou ela esta atrás do que a gente corre atrás? É um conjunto de coisas, ou é simplesmente algo? 

O que é felicidade? 

Sorrimos, porque a temos, ou porque sorrimos a temos? Esta no que se sente ou no que nos faz sentir? Esta nas pessoas ou em nós? 

O que é felicidade? 

É um sentimento ou uma escolha? Uma emoção ou um prazer? É tangível, ou intangível? É alcançável ou inalcançável? É algo para você ou só para os outros?  

O que é felicidade? 

Algo que esta aqui, ou ali? Que se quer, ou que se pode? É durável ou passa rápido? É paz ou euforia? É simples ou complicada? Ou melhor, está no simples ou no complicado?

Dizem que a felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio; emoções ou sentimentos que afastam a inquietação e as coisas ruins. Pode também, ser explicada através da filosofia, religião ou psicologia.

Já eu diria que a felicidade pode ser explicada através do coração, através de tudo que o faz sorrir. A felicidade esta no que nos toca emocionalmente para o bem, para o bem estar. Ao ponto de querermos parar o tempo só para não perder aquela sensação de prazer. Está naqueles momentos que nos fazem lembrar que estamos vivos, que nos tiram o fôlego e que simplesmente nos marcam.

Pode ser uma linha de inúmeros momentos felizes. Surpreender e ao mesmo tempo ser uma escolha. Estar nas pessoas e ao mesmo tempo em nós. E pode ser também uma combinação de coisas, numa coisa só.
Ela pode te deixar feliz pelo que és ou pelo que se tem, até porque muito do que se tem é extensão do que se é.

É algo, muitas vezes, complexamente simples e tangível, ou pode estar distante e abstrato, pelo simples fato de não saber ainda o que se quer.

Pode ser algo que se acha de tanto procurar, ou que se descobre. Uma busca, ou que simplesmente acontece - sem muita explicação.

A felicidade esta para o bem, mas precisa do mal para existir. E é difícil de explicar, por ser um sentimento, e sentimento, se sente - muitas vezes não se explica, por isso, ela é tão subjetiva e singular.

Podemos viajar o mundo, conversar com inúmeras pessoas, que para cada um a felicidade terá um significado, independente de classe, cor, idade, língua, crença ou religião. É um sentido individual, que é só meu e só seu. E que felizmente não se consegue esconder, pois fica estampado no rosto, transborda, contagia ou incomoda por onde quer que passe. 

Nenhum comentário: