terça-feira, 11 de agosto de 2009

PAI


PAI

Adormeço e me vejo criança.
Você se aproxima com sua roupa de Super-Herói.
Me coloca no colo, me abraça e me beija.
Sinto-me segura e salva.
Você tem um presente para mim.
Abro.
É uma caixa de ferramentas.
De dentro dela sai: amor, valores, princípios, caráter, conhecimento, sabedoria, felicidade, troca, compaixão e muita risada.
Acordo e você não existe mais.
Mas, me olho no espelho e te vejo.


Dia dos Pais, 4º feriado comercial mais popular do Brasil. Pois é Pai, você está em baixa no comércio. Vende-se muito mais no Natal, no dia das mães e dos namorados do que no seu dia.

No comércio você pode estar em baixa, mas em nossas vidas estará sempre em alta. Pai tem um papel fundamental e singularmente masculino na vida de qualquer filho. Até quem “nunca teve” pai, a ausência de pai tem sua representação e provoca diversos resultados.

Existem vários tipos de Pai. Temos o Pai de família, o Pai jovem, o Pai Rico, o Pai pobre, ó Pai ió, o velho Pai, o Pai de todos, o Papai Noel e até o Pai de Santo. Onde a maioria costuma ser o ícone, o sol, o provedor e o porto seguro da família.

Desde os primórdios, o papel do homem, do Pai é claro. Ele é o homem da casa, o que caça e protege, o sábio e o mestre, o super-herói e também o bicho-papão. Ao mesmo tempo que cheira a testosterona, exala o amor em diversas formas de amar. Pode ser o nosso chão, fonte de luz e força, balcão de informação e muitas vezes o “caixa 24 horas”.

Perdi meu Pai há quase completos 8 anos. Fico assustada ao perceber que já se passou tanto tempo; e ao mesmo tempo, como parece que foi ontem que dançávamos pela sala após o jantar, ou quando ele me acordava aos domingos para tomarmos café, me chamando carinhosamente de “João Grandão”.

Sinto saudades, muitas saudades. Ficou um vazio, mas que está completo pelas boas lembranças. Sinto-o vivo no meu dia-a-dia, no espelho, nos meus poros, no meu sangue que corre quente pelas veias. E nenhum arrependimento.

Hoje é dia dos Pais, um dia especial, capaz de selar qualquer rachadura, buraco, distância, e quem sabe mágoas – se ainda existir o amor, ele e você.

Mas, se o seu Pai estiver lá em cima com o meu (e com o Michael Jackson), pegue sua caixa de ferramentas e comemore com muito cheiro de naftalina um Feliz dia dos Pais.

Um comentário:

Anônimo disse...

........simplismente, lindo!!